Museu de Arte de Joinville abre nova exposição
-
Foto: Divulgação -
A exposição exibe 31 obras de 28 artistas diferentes, todas abordando a representação da cabeça
O Museu de Arte de Joinville (MAJ) abriu uma nova exposição com obras do acervo e curadoria do artista Adriano Horn. “Cabeças” é composta por 31 obras de 28 artistas diferentes e está montada no porão. A abertura da exposição marcou também o lançamento do Edital de ocupação do museu, com a disponibilização de espaços para as próximas exposições temporárias.
Em “Cabeças”, os trabalhos têm como ponto em comum a representação da parte do corpo que dá nome à exposição. Segundo o curador, que também atua como assistente cultural no museu, o tema surgiu de conversas da equipe sobre as peças que estão sob a guarda do espaço.
“Havíamos detectado peças icônicas que representavam a cabeça dentro do acervo do museu. A partir daí, pesquisamos no acervo outras representações da cabeça, bem como outras linguagens artísticas, chegando a uma lista preliminar de obras”, explica Adriano Horn.
As peças que compõem a exposição “Cabeças” também têm outra particularidade em comum: estão há pelo menos 20 anos sem serem incluídas em uma exposição, e algumas delas são inéditas para o público. A artista norte-americana Carlyn Ekstrom se mostrou surpresa e contente ao ser avisada pela equipe do museu de que uma obra de sua autoria está sendo exposta. “Estou muito emocionada e feliz. É uma sensação estranha ver uma gravura que fiz há 40 anos voltando à vida”, escreveu ela à equipe do museu.
A exposição ficará no porão do Museu de Arte até outubro de 2023. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 16 horas. O endereço do MAJ é Rua XV de Novembro, 1.400, América.
Confira algumas fotos da exposição:
Deixe seu comentário